Indicação de Livros



 Outra Epiritualidade 
Editora: Editora Mundo Cristão
Autor: Ed René Kivitz

Uma das contribuições mais importantes do protestantismo para a história foi a concessão de liberdade à interpretação bíblica ? em última análise, um estímulo à autonomia do próprio pensar, terreno vasto e fértil. Tal movimento, naturalmente, pressupunha riscos, como o surgimento de aventureiros, estelionatários e pervertedores da doutrina apostólica, um preço que o cristianismo já pagava e continua pagando até nossos dias. Ainda assim, a dinâmica da fé evangélica (no sentido mais amplo da palavra) é tributária deste privilégio à reflexão.

Outra espiritualidade caminha sobre esse mesmo solo, ora lançando sementes, ora retirando pedras e espinhos, ora remexendo a terra, ora reforçando as estacas que demarcam a área da fé bíblica genuína. É uma obra desafiadora, mas não inconseqüente. Os artigos reunidos neste livro não são expressões de rebeldia à ortodoxia cristã, mas de inquietude diante de uma Igreja que parece ter abdicado de seu papel de instrumento de transformação e promoção do Reino de Deus em troca do utilitarismo e das benesses dos ?reinos deste mundo?.

Para resgatar a vocação da ekklesia, Ed René Kivitz não propõe outra trilha, senão o Caminho; não propõe outro caminho, senão o da graça; não propõe outra graça, senão a revelada em Cristo; e não propõe outro Cristo, senão o Filho do Deus vivo, o Pão da Vida, o Verbo encarnado, de quem a Igreja deve ser Corpo e sinal histórico.



Rumo ao Abismo? Ensaios sobre o destino da humanidade
Editora: Bertrand Brasil
Autor: Edgar Morin

Em seu novo livro, Edgar Morin prova que a crise mundial se agravou e o pensamento político é incapaz de formular uma política de civilização e de humanidade. O mundo está no início do caos, e a única perspectiva é uma metamorfose, com o surgimento de forças de transformação e regeneração. É preciso abandonar o sonho de um mundo dominado. É preciso renascer! Rumo ao Abismo? é uma mensagem de esperança para além do abismo. 

O livro mostra que, agora, expressões como “reforma” e “revolução” são insuficientes. Na crise planetária, a única perspectiva de salvação encontra-se no que trará simultaneamente conservação e transformação, uma verdadeira metamorfose. Segundo o autor, essa transformação deve ser desenvolvida no interior de cada indivíduo, na modificação irremediável das mentalidades, baseada no luto, na separação e na perda. 
 O título do livro sob forma de interrogação trata da certeza do abismo e da certeza de que a vida está simbolizada em todos os lugares pelas obras do progresso. 

A Bacia das Almas
Editora: Mundo Cristão
Autor: Paulo Brabo
O que significa ter fé? Ou melhor, como devemos vivenciar a fé que dizemos ter? Em A bacia das almas, Paulo Brabo fala sobre a fé, em especial a sua própria, e a verdadeira espiritualidade. 

O livro é uma coletânea de artigos e documentos publicados por Paulo Brabo em seu site (www.baciadasalmas.com), por um período de cinco anos. Os textos refletem as angústias e as reflexões do próprio autor sobre diversos temas: igreja, espiritualidade, cultura, literatura, sociedade, cinema, entre outros aspectos que formam o ser humano. São reflexões e narrativas, provocações e confissões.

A bacia das almas não é mais um livro de autoajuda, já que não apresenta fórmulas mágicas e respostas prontas. O livro prima pela incerteza e pela insegurança; sua tribuna é um palco onde as ideias desfilam sem a menor pretensão de serem a palavra final.
O livro também não é um tratado anti-igreja, como podem pensar alguns ao notar seu subtítulo. O ex-dependente de igreja Paulo Brabo refere-se ao ativismo exacerbado com o qual esteve envolvido por muitos anos, sob o equívoco de que esse envolvimento refletia a profundidade de sua fé e espiritualidade.

Brabo escreve sem clemência porque escreve de si mesmo e para si mesmo. Seu assunto é a ideia subversiva, presente na cosmovisão dos primeiros cristãos mas perdida no transição dos séculos, de que ser salvo é estar despido de qualquer ilusão.
As reflexões de Paulo Brabo levarão você a também repensar o seu papel dentro da igreja e na sociedade, e a enxergar com outros olhos o mundo em que está inserido.

Protestantismo Tupiniquim
Editora: Arte Editorial
 Autor: Gedeon Alencar
Além do celebrado crescimento evangélico, devemos nos perguntar: o que cresce e para onde este crescimento nos leva? Gedeon Alencar, neste texto provocativo, nos apresenta uma série de questões fundamentais sobre esta relação, difícil, entre igreja e sociedade. Há 54 anos Richard Niebuhr com a publicação de seu livro “Cristo & Cultura”, abriu caminho para esta reflexão necessária e sempre oportuna, mas que no Brasil tem sofrido de lapsos de prioridade. Com "Protestantismo Tupiniquim” temos a oportunidade de recolocar na agenda do dia este debate necessário. Aqui temos um texto para concordar, discordar, debater e que, definitivamente, não o deixará indiferente. Vida longa a este debate!





 O que é Missão Integral?
Editora:  Ultimato
Autor: René Padilla
Ainda que a expressão “missão integral” esteja na moda, o modelo de missão que ela representa não é recente. Além disso, há muitas igrejas que a praticam sem necessariamente usar a expressão para referir-se ao que estão fazendo. O que aconteceu nos últimos anos foi uma recuperação da perspectiva bíblica segundo a qual não basta falar do amor de Deus em Cristo Jesus: é preciso vivê-lo e demonstrá-lo em termos de serviço.

Em O Que É Missão Integral?, René Padilla mostra que a igreja que se compromete com a missão integral entende que seu propósito não é chegar a ser grande, rica ou politicamente influente, mas sim encarnar os valores do reino de Deus e manifestar o amor e a justiça, tanto em âmbito pessoal como em âmbito comunitário.




 O que estão fazendo com a Igreja?
Editora: Mundo Cristão
Autor: Augustus Nicodemus
Um manifesto reformado!
Desde 2005, três amigos se revezam nos comentários sobre os mais diversos assuntos que se referem à vida da igreja e à sociedade. Em comum, a pena afiada, a identidade reformada e o zelo pela fé cristã. O palco escolhido por Augustus Nicodemus, Mauro Meister e Solano Portela é o blog O tempora, O mores (Que tempos os nossos! E que costumes), referência à célebre frase de Cícero (106-43 a.C).

Dentre as centenas de textos postados por eles, Augustus Nicodemus selecionou alguns dos seus para se projetarem além da blogosfera, e assim oferecer suas percepções sobre a igreja evangélica e sobre o que entende ser a ascensão e queda do movimento evangélico brasileiro.

Liberais, neo-ortodoxos, libertinos e neopentecostais, não escapam da escrita certeira de Augustus, cujo objetivo com a publicação de O que estão fazendo com a igreja vai muito além da simples (e saudável) polêmica. Seu desejo é fortalecer os que insistem em seguir a fé bíblica conforme entendida pelo cristianismo histórico. Sem esquecer as mazelas de conservadores, fundamentalistas e neopuritanos, Augustus traça um panorama do complexo cenário evangélico com a firmeza que lhe é peculiar.

 Evangélicos em Crise
Editora:  Mundo Cristão
Autor: Paulo Romeiro
Crescimento e caos

A população evangélica do Brasil vem crescendo vertiginosamente. Já somos a terceira maior população evangélica do mundo. Damos graças a Deus por isso. No entanto, esta multiplicação explosiva traz conseqüências preocupantes. A igreja passa a ser vista por alguns como um “grande negócio”. Isto suscita oportunistas, enganadores e aqueles que Cristo tachava de “falsos profetas”. Estimula também os bem-itencionados que, mal preparados teologicamente, lotam e ensinam doutrinas estranhas e destrutivas. Há grandes exageros em alguns ensinamentos relativos à maldição hereditária, por exemplo, assim como nas áreas da guerra espiritual, da teologia do domínio, da teologia da prosperidade, das curas e dos milagres etc. As vítimas desses ensinamentos são milhões de novos convertidos que mal conseguem discernir entre ortodoxia e heresia.

Neste livro elucidativo, Paulo Romeiro apresenta uma mensagem urgente para o evangélico que se preocupa com a qualidade de sua crença. No espírito de amor cristão, ele aponta e documenta dezenas de ensinamentos questionáveis, e sugere o caminho da sensatez espiritual. Inclui um guia de discernimento para aqueles que questionam o que ouvem.

Evanélicos em Crise é leitura obrigatória para todos que se importam com o crescimento da Igreja no Brasil.

Sementes de Esperança
Editora:  Vozes
Autor: Jung Mo Sung
SEMENTES DE ESPERANÇA É o título da coletânea de artigos publicados pelo teólogo Jung Mo Sung entre 1999 e 2004. Esta compilação, em seu conjunto, reflete o desafio de pensar e alimentar a esperança em um tempo de crise. Quando se compreende o tempo da crise como conseqüência de uma cultura de mercado, a esperança, como tal, está sediada na possibilidade de resistência à sedução do consumismo ou ao conformismo diante das chamadas propostas superficiais ou cínicas do mercado de bens simbólicos.






PRA QUE SERVE A ESPIRITUALIDADE?
Editora:  Ultimato
Autor: Harold Segura C.

Os evangélicos conhecem pouco sobre espiritualidade. A crescente “religiosidade” das igrejas brasileiras é ainda carente de bases teológicas e de conteúdo bíblico.

Para Que Serve a Espiritualidade? aponta para o que se pode chamar de “uma espiritualidade de compromisso”. Uma espiritualidade que se identifica e demonstra vínculos com o reino de Deus e a sua justiça. Que não deixa espaço para uma religiosidade superficial ou descontextualizada, nem para o ritualismo religioso.

Para o autor, aquilo que somos e as nossas motivações dizem mais sobre a nossa “espiritualidade” do que as experiências de êxtase ou alguma prática religiosa revestida de misticismo.

Autor de Para Que Serve a Espiritualidade?, Harold Segura Carmona, teólogo colombiano, pastor evangélico e educador, é o atual coordenador de compromisso cristão e diretor de relações eclesiásticas da Visão Mundial Internacional. Ex-reitor do Seminário Teológico Batista Internacional de Cali, na Colômbia, é membro da Junta Diretora da Fraternidade Teológica Latinoamericana.

(Alessandro) Pessoal, por favor leiam este livro.