sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

# Série: Teologia da Missão Integral - Um pouco de metodologia

por Victor Breno
Uma primeira consideração importante a se fazer, é que não há dentro da Teologia da Missão Integral um tratamento sistemático do método que ela utiliza. Isso não quer dizer que só seja possível chegar à conclusão a respeito de sua metodologia por intuição. Sua ordenação metodológica tem sido formulada pelos diversos articuladores, teólogos e congressos que tratam especificadamente dos textos. É da análise dos documentos originários do movimento que se pode esquematizar o modo pelo qual se estabelece o método.
O método teológico é importante principalmente por dois motivos: primeiro, é que está metodologia específica será o fator modelador do conteúdo diferenciado e específico para qualquer teologia, e constituinte do seu estatuto próprio. Isso quer dizer que para que a Missão Integral mostre seu caráter próprio de teologizar em relação àquilo que já foi pensado e definido em outro momento por outras teologias, ela precisa apresentar um modo diferente de organizar sua grade teológica. Segundo, porque é necessário dar resposta, ordenada e consistente, ao contexto e problemas sócio-históricos específicos de onde se quer desenvolver uma teologia.
A Teologia da Missão Integral parte da revisão histórica da prática missionária que lhe deu antecedência missiológica para a crítica, avaliação e reordenação do específico para o fazer teológico. Num processo de autonomia no discernir e produzir de um pensamento contextual a respeito de sua missão, a Missão Integral pretende romper com as marras metodológicas que lhe foram trazidas por meio dos projetos e teologias vindas do estrangeiro, e propõe uma forma mais local a luz das necessidades na qual a igreja é chamada a missionar.
            Assim, o modo metodológico da Teologia da Missão Integral encontra-se no surgimento de uma nova maneira de pensar a missão da igreja a luz dos problemas sócio-culturais do contexto e da crítica histórica ao movimento de missão. Ela vai sendo forjada assim, pela realidade na qual a igreja se encontra e suas demandas históricas, eclesiais e sociais.
A Missão Integral faz uso do círculo hermenêutico como processo dinâmico e de constante revisão crítica quanto àquilo que seja o conteúdo bíblico do evangelho e as demandas do contexto. É uma constante ida e vinda a partir das escrituras sagradas ao contexto e do contexto de volta as escrituras. Desse modo, a mensagem da teologia e da igreja nunca se encontra em dissonância com a realidade histórica da igreja. Onde quer que ela esteja, estará sempre apresentando uma mensagem e atuação compromissada e relevante.
É utilizando uma hermenêutica circular, inter-relacionando constantemente o contexto e a Palavra de Deus, que a igreja pode se mostrar efetivamente engajada em oferecer respostas as necessidade do povo e da sociedade e apresentar a mensagem salvadora e libertadora de Cristo ao mundo.
Como observamos, a Teologia da Missão Integral constitui-se de um modo de teologizar que leva a sério os princípios de contextualização, integralidade e utiliza o Reino de Deus como chave hermenêutica na interpretação do seu construto teórico. Assim sendo, ela se mostra com vitalidade e vigência para ser uma nova referência nos conceitos e praticas missionárias para a igreja local.

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